14 de mai de 2012

13/05/2012 - Enfim chegou o dia do Desafio da Serra de Campos

A ansiedade começou na sexta quando tive que fazer uma correria na hora do almoço para buscar o kit na Pedal Power, isto em um dia de agenda lotada de reuniões no trabalho. No sábado dediquei-me a preparar os equipamentos e pensar na melhor forma de fazer a prova, apesar do "climatempo" (aquele site que nunca acerta a previsão do tempo) prever frio e chuva. Resolvi dormir cedo para fazer um bate-e-volta até Santo Antonio do Pinhal - para esta missão convidei o amigo Glaycon que aceitou prontamente e topou me acompanhar até a prova como apoio. Nelsinho mandava notícias a noite de que estava frio mas, sem chuva. Fiquei um pouco mais animado.

Saímos às 04.30 da manhã e às 06:40 estávamos em Santo Antônio do Pinhal. Já havia um grande movimento de ciclistas na padaria próxima ao boulevard. Estacionei o carro e fomos tomar um café antes da prova. Interagindo com alguns ciclistas ouvia-se de tudo alguns diziam que a Serra não era tão pesada quanto se diz e que não era necessário usar relação leve (estava com Deore atrás e cassete de 11x32), outros diziam que o final era bem pesado e muita gente empurra.

Neste clima fomos nos posicionar no local da largada, a espera de 30 minutos parecia muito longa. A ansiedade novamente começou a se manifestar. Havia vaga para 1000 inscritos mas, somente 600 efetivamente se inscreveram (devido ao frio/chuva e ao dia das mães). Dos 600 deve ter vindo uns 400, já descontando-se os que desistiram de última hora. Ou seja, vieram somente aqueles que gostavam mais de bicicleta do que da mãe - como brincou Nelsinho.

Nelsinho começou pensar na estratégia para não nos envolvermos em acidente logo na largada. Comentou que era melhor ficarmos no meio do pelotão nem muito a frente e nem muito atrás - a teoria era boa. Ao final ficamos ao lado de um trecho com bosta de cavalo pois, desta forma não teríamos ciclistas a nossa esquerda. Ainda orientou: "Fique longe desses caras de camisa igual - eles trabalham em equipe , um segura outro empurra e o do meio passa!!" - kkkkk