7 de abr de 2012

Treino 244 - Serrinha de Vinhedo




Hoje pedalamos 44 km , com pelo menos 15 km de subidas. Fizemos média de 18,4 km/h. Melhoramos um pouco com relação ao fim de semana passado.

Neste treino testei a nova relação da bicicleta - substitui o cassete 11x28 pelo cassete 11x34, e o câmbio traseiro 105 10V foi trocado pelo Deore 10 V, mas, trabalhei com 9V respeitando o limite do novo cassete. O resultado foi bom, ficou muito mais leve o que me permitiu pedalar com mais giro e nas subidas respeitar meu Fcmáx na maior parte do tempo - desta vez levei o monitor cardíaco.

Ficou claro também que é necessário melhorar a técnica e embalar a bike nas descidas para economizar energia nas subidas. O que parece óbvio e fácil não é. É necessário acertar o timing e a marcha de tal forma que a subida não fique muito pesada e nem muito leve girando o pedal em falso. Para isto é fundamental controlar a cadência; a medida que se vai subindo deve-se reduzir a marcha e manter o giro - esta sincronia requer prática. Só de estar pensando nisso já sinto que houve evolução. Quinze dias atrás pensava em cumprir este circuito sem desmontar. Hoje já penso em melhorar o desempenho. Isto é o que nos motiva no ciclismo. A cada pedalada uma superação.

Fim de semana que vem tem mais. Feliz Páscoa a todos!!!