24 de set de 2011

Treinos Complementares - Corrida



Esta semana inseri a corrida na rotina de treinos. Esta foi a dica de um colega, ciclista experiente, que treina ciclismo 3x por semana (algo em torno de 150 km) e corre, nada e faz musculação. Obviamente deve começar com uma coisa de cada vez.

Fazia exatamente 3 anos que não corria - meus tênis ficaram guardados no armário desde de 2008 - estes modelos nem são mais fabricados hoje. Na época eu não corria, na verdade caminhava com meus 107 kg e dava 8 voltas ao lado da pista de atletismo que existe no entorno do estádio. Acabei desistindo. Em 2009 retomei com ciclismo - sendo que não pedalava fazia 15 anos. O ciclismo me motivou e tornou-se rotina - agora o desafio é fazer o mesmo com a corrida.

Fiz dois treinos na semana - 1 na sexta e outro hoje. Na sexta dei 12 voltas na pista de atletismo sendo que corri 10 e ao final caminhei 2 voltas. Hoje mudei um pouco, dei as mesmas 12 voltas sendo que corri 5, caminhei 1 volta e depois repeti. Poderia correr muito mais, terminei o treino sem cansaço excessivo mas, algumas algumas dores em músculos que nem lembrava mais. Os músculos utilizados na corrida são diferentes daqueles utilizados no ciclismo, ou talvez sejam os mesmos músculos mas, utilizados de forma diferente. Enfim, não importa - o que importa é que terei que vencer a dor novamente - no ciclismo foi assim no começo.

Tenho o privilégio de estar próximo de uma pista de atletismo (ainda que com manutenção deixando a desejar), o que permite a prática de corrida com muito menos impacto e mais segurança - isto não dispensa a utilização de um bom tênis de corrida - fundamental para evitar lesões. Incluirei também um pouco de musculação na semana para fortalecimento muscular e aumento da resistência. Enfim, aos poucos vamos evoluindo - com disciplina e paciência. Ainda marquei um pedal com amigos hoje a tarde. Vamos Lá!!!!