10 de jul de 2011

Treinamento de Força - SFR Salite Forza Resistenza

Depois do Treinamento de Base parte-se para os treinamentos específicos. Este aqui é o famoso SFR - Salite Forza Resistenza ( livro Dalla parte del ciclismo de Marco Bonarrigo e Aldo Sassi).

O Objetivo deste treinamento é aumentar a tonacidade muscular e permitir a resistência às tensões musculares por prolongado período de tempo.


De forma resumida trata-se do seguinte:

Em uma subida de 6 a 8% subir de 6 a 8 vezes de 1 a 5 minutos em uma cadência de 40rpm com um descanso entre as repetições de 2 a 3 minutos, praticamente inativo se possível. A relação tem que ser a mais longa que aguentar. E a FC não pode passar de 85%.

Recomenda-se um pouco de cuidado para não fugir disso. Por exemplo, mais tempo de subida, inclinação maior, etc.

Mais recentemente, alguns treinadores acharam melhor mudar a cadência para 50 a 60 rpm, uma vez que se aproximaria mais das cadências que usamos. Porém muitos ainda fazem o método mais clássico a 40rpm.

No link abaixo (em italiano - fácil para os italo-descendentes que praticam ciclismo) pode-se ter um maior detalhamento a respeito do sistema de treinamento e há inclusive sugestão de planilha de treino. Importante lembrar que este treinamento deve ser feito após o período de treinamento de base.