24 de jul de 2011

Tour de France 2011 - Sensacional !!!!




Este foi meu primeiro Tour de France, o primeiro em que assisti todas as etapas podendo entender mais da estratégia das equipes e conhecer mais os melhores ciclistas do mundo.

Cadel Evans foi o grande vitorioso, tendo no sábado revertido uma diferença de 56 s para Andy Schleck e convertendo-a em vantagem de um minuto. A vontade e a força mental fez o australiano voar e se autosuperar, se é que se pode dizer que um ciclista bi-campeão mundial de mtb ( o mtb foi seu início) e campeão mundial de ciclismo de estrada 2009, pode ainda se superar. Cadel Evans tinha na garganta 2 vice no Tour de France e esta era sua chance que não poderia deixar escapar aos 34 anos. Cadel Evans voou e foi expetacular.

Thomas Voeckler (apenas do nome alemão, o cara é francês) , um sprinter manteve-se com a camisa amarela muito além do esperado. Por quase 3 semanas só se ouvia falar dele. Até que os Alpes chegaram e um fantástico Andy Schleck promoveu um massacrante ataque e conquistou a camisa amarela. Mas, a energia gasta nas montanhas faltou para o contra-relógio, ou simplesmente Cadel Evans fez um contra-relógio expetacular.

Mark Cavendish foi o que conquistou o maior número de pontos e ficou com a camisa verde. E na última etapa hoje ele chegou a trocar de bicicleta, ficar em último e afastar-se do pelotão. Mas, a equipe HTC é incrível, o trem da HTC embalou Cavendish de uma forma extremamente organizada - aliás, não entendo muito de técnica de ciclismo, mas, de organização entendo e neste quesito ninguém bate a HTC. Cavendish, resurgiu no final da prova e venceu em um sprint final.

Não posso encerrar este post sem falar de Samuel Sanchez, o espanhol "Rei da Montanha" que ficou com a camisa branca de bolinhas vermelhas (aliás que mal gosto). Um lutador, brigador, não deciste nunca. Mas, seu estilo de pedalar não encanta.

Faltou ainda falar de Thor Husvold , o atual campeão mundial de ciclismo. Fez um grande Tour de France.

Outros ficaram apagados: Alberto Contador, Ivan Basso, Fabian Cancelara, Philip Gilbert..

Veja as imagens no site Prólogo (link abaixo) e no site da ESPN Brasil.
http://prologo.uol.com.br/