31 de jul de 2011

Ciclismo - Tour do Rio


A organização do Tour do Rio foi excelente conseguindo angariar recursos para a melhor premiação de uma prova de ciclismo nacional. Isto foi ponto chave para elevar o nível da competição , pois independente da dificuldade ou não de um percurso o que realmente determina o nível é a qualidade dos ciclistas e suas equipes.

Observando os resultados da Classificação Geral por pontos após a 4ª etapa de ontem (veja link do prologo http://prologo.uol.com.br/imagens/materia/Etapa4geral.pdf verifica-se poucos brasileiros na ponta e uma supremacia dos Colombianos (será que é porque treinam em alta altitude) e os únicos brasileiros que se destacam são das equipes de pinda, caloi, memorial, americana ...as melhorzinhas de sempre.

Na classificação geral por equipes Pinda, surpreendentemente está na liderança, com somente 10" de vantagem sobre a equipe EPM Colombiana. Na classificação de montanha, Antonio Nascimento da Equipe Pinda lidera.

Idependente do Resultado, ficou claro que o incremento da premiação levantou a régua e tornou o Tour do Rio um evento de ciclismo de nível mais elevado. Bom para fazer-nos perceber qual o nível em que realmente estamos, tanto em nível técnico como no nível de investimento que temos tido no esporte.

Aliás, esporte este que poderia ser melhor acompanhado pela mídia de forma geral. Estava mais fácil acompanhar o tour de france que o Tour do Rio. Diariamente, durante quase um mês de prova, Vídeos dos melhores momentos de cada etapa eram postados quase que instantaneamente , sem falar dos diversos canais web que transmitem ao vivo. Não consegui localizar nenhuma imagem do Tour do Rio...será que alguém filmou? Talvez algum amador tenha postado algo no You Tube.