1 de mai de 2011

Treino 154 - Trilha Pau Arcado - Vale Grande








Foi mais um treino solo. Foram 35 km de muita subida e descidas técnicas, em uma trilha com mata fechada em grande parte dos trechos proporcionando proteção natural ao sol.

Gosto além de fornecer detalhes do treino, contar as histórias de coisas interessantes que nos acontecem. Logo na saída do alfalto, já chegando em Pau Arcado - o pneu furou. Até aí nada de especial, a região é recheada de botecos de beira de estrada e o que mais se encontra é caco de vidro de garrafa quebrada na beira da estrada. Estava trocando o pneu, super fácil - a bicicleta tem blocagem, o pneu é kvelar e portanto a troca leva no máximo 5 minutos. Quando estava finalizando o trabalho um senhor com uma Rainbow de aço (bicicleta vendida pela bicicletaria Tico, tradicional em jundiaí - apesar de não vender nada de boa qualidade) parou e ofereceu ajuda. Ele perguntou: Você precisa de chave? Eu agradeci e expliquei que não precisava de chave e tinha blocagem. O senhor ficou maravilhado com a blocagem e perguntou onde vendia isto. Informei que poderia encontrar isto na própria bicicletaria Tico e que era muito barata e facilita muito a vida de quem usa a bicicleta todos os dias como meio de transporte.


Aí o senhor se empolgou e puxou uma "prosa". Eu moro no parque continental (isto é em Campo Limpo Paulista - bairro da zona urbana) e tenho ainda minha casinha no Pau Arcado (bairro zona rural da mesma cidade) , estou indo lá de bicicleta para cuidar do cachorro, faço isso todos os dias. E continuou.... contanto toda sua vida. Disse que mora na região há 35 anos, e que o irmão dele era o joazinho dos búfalos. Eu imediatamente me lembrei de quando era pequeno (em 1980 tinha 10 anos) havia um local onde se criava búfalos, perto do bairro de iara (Atibaia) vizinho ao Pau Arcado). Ele disse que teve que mudar para a cidade para facilitar a vida dos filhos, os dois fazem faculdade e trabalham em Jundiaí e morando no Parque Internacional fica mais facil. Pensei comigo mesmo: " O Brasil está realmente mudando, e os descendentes deste homem do campo semi-analfabeto estudam e terão um futuro melhor...depois, pensei "Este homem parece ser um homem feliz com a família que construiu e de ver os filhos terem um futuro melhor que o dele...um homem que deixará um legado nesta vida..apesar de toda a simplicidade. Conversa vai conversa vem descobri que o nome dele é Joaquim, que é genro do João Custódio - conhecido do meu sogro, que também vive a muitos anos na região. Enfim, ao final fiquei impressionado com o aprendizado que a vida nos trás mesmo através de um simples pneu furado.