7 de mar de 2011

Treino 135 - Speed - Aumentando Volume de Treino







Hoje o tempo amanheceu com chuva novamente. O Clima tempo errou e não foi pouco neste feriado. Mesmo assim resolvi cumprir o planejado e pedalar na chuva. Confiando nos pneus Vittoria Zaffiro que prometem excelente aderência em qualquer situação. E isso se comprovou, dava para ver a água escoando pelos sulcos do pneu e espirrando pelas laterais. Realmente cumpriu a propaganda.

Além da chuva, outro desafio foi encontrar um trecho seguro e com características adequadas para um bom treino. O resultado foi um mix entre trechos de circuitos que já percorri em outras vezes. Sai pela Marginal do Rio Jundiaí, sentido Jundiaí - trecho plano de aproximadamente 14 km , ideal para treinar o giro e aquecer. Chegando na Ponte São João subi o Viaduto sentido Vila Arens, passei pela antiga fábrica da Argos e segui sentido Vianello - trecho de muito trânsito, e com motoristas desacostumados com ciclistas. Trecho que exigiu muito cuidado. Segui então pela Antiga Cica e entrei na Av 14 de dezembro, avancei até retorno e peguei a Estrada Velha de São Paulo sentido Franco da Rocha - Este trecho tem muita subida. Segui até a Rod. Tranquedo Neves, e entrei na Rotatório sentido Campo Limpo Paulista - Neste trecho final pego uma subida relativamente pesada e depois um trecho de descida, onde pude treinar o sprint.

Alguns aspectos do treino: As subidas que pareciam duras e que em outras vezes me faziam reduzir a velocidade para perto de 6 km/h, desta vez não pareceram tão pesadas assim. Mantendo a cadência consegui subir a uma média de 15 km/h. Nos sprints , mesmo sob pista molhada, cheguei facilmente a 55 km/h - não me aventurando a acelerar mais por questões de segurança. No total rodei 44 km, um excelente treino para um dia de chuva.