18 de set de 2010

Excelente Artigo sobre Bike Fit



O Bike Fit é algo que a maioria dos ciclistas iniciantes nem sabe que existe, a não ser que tenha tipo a sorte de comprar a bike em uma loja especializada de qualidade. Nestas lojas os profissionais de vendas são verdadeiros consultores e geralmente ciclistas experientes.

Ontem na compra de minha segunda mtb, fiz o primeiro bike fit. O conceito é simples e o ajuste não tão simples assim. O bike fit depende de algumas variáveis que devem ser muito bem esclarecidas antes do inicio do processo:

a) Qual o tipo de bike? Estrada, Cross Country, Matatona, Downhill ou freeride?

b) Qual o objetivo do ciclista? Treino regular para competição, Lazer, Condicionamento Físico, Cicloturismo?

c) Qual o tamanho de quadro ideal?

d) Quais as dimensões do ciclista para ajustes dos tres pontos de apoio na bike: bunda, pés, mãos - traduz-se isto em ajuste da posição do selim, avanço do guidão, sapatilha/pedal de encaixe (simples mas, ao mesmo tempo complexo - visto a grande quantidade de ciclistas que têm dor nos ombros, formigamento das mãos e dor nos pés após um longo periodo de pedal.

Estou repassando no link abaixo excelente artigo que detalha bem o processo de bike fit e fornece três links para o bike fit on line e para download de softwares italinos e franceses especializados.