25 de jul de 2010

Treino 78 - Treino de Speed (no dia do Tour de France.





Acordamos bem cedo, e com muita serração - comum na Serra da Mantiqueira nesta época do ano - saímos para pedalar. A idéia era voltar cedo para assistir a última etapa do Tour de France, onde Alberto Contador novamente foi o vitorioso na classificação geral, e Mark Cavendish deu um de seus espetaculares sprints passando do quinto para o primeiro lugar nos últimos segundo sdesta última etapa - Paris - Champs Elisè (sensacional!). Vamos agora aguardar a Vuelta de Espana 2010 em setembro.
Foram 28 km em 1h30 min - das 07:30 Às 09:00. Pedalamos em torno da marginal do Rio Jundiaí - estrada que liga campo limpo paulista à jundiai. Pedalar com bicicleta de estrada é muito diferente de pedalar com as MTB com as quais estamos acostumados.

Em vez do Deore 27V temos um Tiagra 18 V - ou seja coroa maior e maior dificuldade nas subidas - por isso evitei subidas neste treino. Em vez do pedal largo de freeride que utilizo em minha Elite 2.7, tenho agora pedais de encaixe shimano - como foi minha primeira pedalada com pedais de encaixe escolhi um terreno plano e deixei bem folgado o pedal direito para que se soltasse facilmente e assim mantive-me preparado para uma eventual queda.

Enquanto pedalávamos a um ritmo de aproximadamente 20 km/h , encontramos um pelotão de ciclistas habituados ao ciclismo de estrada que vinham de São Paulo e passavam por Campo Limpo em direção à Estrada de Itatiba. Pedalavam a uns 40 km/h e rapidamento nos deixaram para trás. Um dia poderemos chegar lá! Este é o legal do ciclismo, é um esporte de auto-superação.

Outra mudança fundamental foi a substituição do banco - aquele banco minusculo é totalmente desconfortável para quem está acostumado com mtb e adequei posição do guidão. Desta forma terminei o trajeto tranquilamento sem dores lombares, comuns aos praticantes de ciclismo de estrada.

Com certeza teremos mais treinos como este.