25 de jul de 2010

Tour de France 2010 - Cavendish vence, na consagração de Contador

Para quem não conhece os sprints de Mark Cavendish .

http://www.youtube.com/watch?v=6K_1Dnl0mdA


Terminou o Tour 2010. Este domingo, o britânico Mark Cavendish (Team Columbia) ganhou a última etapa, em Paris, que serviu para consagrar o espanhol Alberto Contador (Astana) como vencedor da Volta a França de ciclismo.

Mark Cavendish fez história nos Campos Elísios parisienses. O ciclista nascido na Ilha de Man (Reino Unido) festejou a sua quinta vitória em etapas do Tour 2010. E, ao repetir o triunfo de 2009, tornou-se o primeiro ciclista a vencer duas vezes seguidas na etapa final da prova, em Paris.

Apesar do feito de Cavendish, hoje o dia era de consagração de Alberto Contador. Naturalmente, o espanhol manteve os 39 segundos de vantagem sobre o luxemburguês Andy Schlek (Saxo Bank) e confirmou o terceiro triunfo da carreira no Tour de France. Contador iguala, em número de vitórias, nomes míticos como Phillipe Thys, Louison Bobet e Greg LeMond.

Para além da vitória de Cavendish, a última tirada da Volta a França em bicicleta ficou marcada por um atraso significativo na partida. Tudo porque a equipa RadioShack apresentou-se com camisolas negras da fundação do seu ciclista norte-americano Lance Armstrong (Livestrong, de luta contra o cancro), mas não foi autorizada a correr com elas.

Apesar da polémica, a Volta a França 2010 também terminou com Lance Armstrong a subir ao pódio - ao lado do português Sérgio Paulinho - já que a RadioShack venceu a classificação geral por equipes.

Além de Contador, também ficam na história da Volta a França: Alessandro Petacchi (Lampre) vencedor da camisola verde (pontos); Anthony Charteau (BBOX BouyguesTelecom) consagrado como "rei da montanha" (camisola azul); e Andy Schleck (2.º da geral e melhor jovem).